símbolo
Fevereiro/2006.

Prezados cidadãos italianos e ítalo-brasileiros:

Pela primeira vez  na história da República italiana, somos chamados a eleger nossos representantes para o Parlamento daquele país.
Foi uma batalha de anos e que, finalmente, chega ao seu momento mais  importante. O de efetivamente manifestar o nosso VOTO e de mandar nossos representantes para lá.  
Pela repartição geográfica,   á América do Sul coube eleger dois senadores e três Deputados, que devem, obrigatoriamente, ser residentes neste Continente.
São muitos os candidatos, e isto dá bem a idéia da importância e do vigor da comunidade italiana na América do Sul, todos com boas  condições de representar nossos anseios junto ao Governo da Itália.  Sem querer ser prepotente me permito dizer que sou um deles.  Decidi aceitar o convite para integrar uma “lista cívica”, sem ligações partidárias, chamada ASSOCIAZIONI ITALIANE IN SUD AMÉRICA e concorrer a uma vaga para o SENADO DA REPUBLICA DA ITÁLIA.  Missão difícil, mas á qual me julgo capacitado  pois são mais de vinte anos de participação e trabalhos realizados  em beneficio de nossa comunidade no Brasil e no resto do Continente.
Fui Presidente do “Comitato degli Italiani all’Estero” (Circunscrição Paraná/Santa Catarina) durante 6 anos e continuo minhas atividades como Conselheiro reeleito.  Desde 1998 sou Conselheiro do “Consiglio Generale degli Italiani all’Estero” (o Brasil possui 4 vagas e a América Latina 22) e o único  reeleito para a atual legislatura (2004/2009). Recebi do Presidente Scalfaro  a Comenda no Grau de “Cavalieri della Repubblica” e do Presidente Ciampi o Grau de “Grande Ufficiale della Stella della Solidarietá”. A Assembléia Legislativa do Paraná me outorgou o título de Personalidade Italiana do Paraná e a Câmara de Vereadores  de Curitiba o título de Cidadão Honorário. Como advogado assessorei  diversas empresas italianas a se instalarem no Brasil,  criando centenas de postos de trabalho. Tudo isso me enche de orgulho, mas é necessário resolver os problemas que afligem diretamente nossa comunidade, como as longas filas às portas dos Consulados, a falta de informação, o tratamento digno aos italianos carentes da América do Sul, e também criar programas  que permitam aos nossos jovens a encontrarem  um caminho profissional na terra de nossos antepassados, ajudando a chamada “imigração de retorno”. Não quero cansá-lo com uma extensa leitura e por isso o convido para verificar minhas  propostas e projetos  através do site www.studiolegale.com.br.
Finalmente me permito dizer que você tem direito a escolher livremente seu candidato e ao fazê-lo  procure saber o que ele já fez em favor da nossa comunidade e, independente de quem você escolha, não deixe de votar, pois só assim mostraremos ao Governo da Itália a nossa verdadeira força. Uma última lembrança – sou o único candidato ao Senado residente no Sul do Brasil, portanto  quem teria maior interesse em ajudar nossos concidadãos?

Um fraterno abraço
assinatura valter.jpg
Walter Antonio PETRUZZIELLO